15 de outubro, dia de parabenizar e valorizar os professores e auxiliares administrativos

15 outubro 2017
15 outubro 2017, Comentários: 0
Paulo Alonso, Diretor-Geral da FACHA. Foto: Divulgação

A primeira grande contribuição da Lei foi a determinação que obrigava as Escolas de Primeiras Letras – fase hoje conhecida como Ensino Fundamental –  a ensinar para as crianças a leitura, a escrita, as quatro operações matemáticas, bem como noções gerais de geometria prática. Graças ao decreto, as primeiras escolas primárias do país chegaram em todas as vilas, cidades e lugares mais populosos do Brasil, fato que contribuiu para a difusão do saber escolarizado.
Cento e vinte anos depois, a data foi transformada em feriado. Em 1947, o professor paulista Samuel Becker sugeriu que em 15 de outubro fosse dado aos professores um dia de folga. Além de amenizar o cansaço dos professores, nessa data eles se reuniriam para analisar os rumos do restante do ano letivo, momento que também contava com a participação dos alunos.

A celebração, que era realizada todos os anos em São Paulo, ficou famosa em todo país até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963, aprovado pelo então Presidente João Goulart e por seu Ministro da Educação, Paulo de Tarso.

Esta data é importante para comemorarmos o que já foi conquistado, mas principalmente para conscientizar a população e autoridades sobre o valor dos mestres e mestras, que difundem conhecimento. Em uma ocasião, D. Pedro II comentou que “ se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro. ”E William Arthur Ward filosofava: “o professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira. ”
Na realidade, com um pé no chão e o outro nas estrelas, o professor pode levar seus alunos a todos os lugares. Aliás, os bons professores, como dizia Nicholas Sparks, são inestimáveis, já que inspiram e entretêm, “e você acaba aprendendo muita coisa mesmo sem se dar conta disso”.
No dia 15 de outubro, além de homenagearmos o Dia do Mestre, faz-se mister ressaltar o papel preponderante dos auxiliares administrativos que, na mesma data, também comemoram o seu dia.
O trabalho de cada desses colaboradores é de extrema relevância e suas ações são decisivas para o êxito das Instituições de Ensino, pois as atitudes empreendidas, em consonância com os trabalhos realizados e produzidos pelos docentes, impulsionam e valorizam o ensino, qualificando-o.
Dessa forma, congratulo-me e reconheço o trabalho de todos os colegas professores, assim como valorizo e enalteço a colaboração, a eficiência e a eficácia das ações empreendidas pelos profissionais administrativos.
Parabéns a todos.
Professor Paulo Alonso