Aluno conta sua experiência na II Semana Acadêmica FACHA

6 novembro 2017
6 novembro 2017, Comentários: 0

lucas480A II Semana Acadêmica FACHA foi um sucesso, como mostra essa carta do Diretor-Geral Paulo Alonso. Foram 3.307 inscritos em 148 atividades, realizadas nas unidades Méier e Botafogo. Nomes como o juiz federal Marcelo Bretas, os jornalistas Marcos Uchôa, Leda Nagle e Anna Ramalho foram algumas dos palestrantes.  Mais satisfatórios que os números, é o receber um depoimento elogiando o evento como é o caso do Lucas Furtado Isaias, 19 anos, do 2º período de Jornalismo. Veja o que ele escreveu.

Como universitário de primeira viagem, falo que nunca tive uma experiência como essa da semana acadêmica, uma interessante e enriquecedora maratona do conhecimento, fui a oito eventos nestes quatro dias (só não fui mais por outros compromissos já assumidos e por acompanhar o arquivamento da denúncia do Temer, Moreira e Padilha e o que resta de base aliada no governo).

O mais legal disso tudo é conhecer gente que já tinha ouvido muito falar como a Vera Isis – uma conversa muito inspiradora, que causou muita inquietação e surpresa. Renata Victor, contando a vida de um produtora de rádio sobre como ela já foi muito por anos no Sistema Globo de Rádio (sorte minha de ter ouvido).  Aprendi lições importantes de produção de rádio, ou até mesmo entendendo o mundo da locução com a voz da BandNews Rio, a carismática Bettina. Foi legal demais,  até que percebi que levo jeito para locução.

É um conteúdo que transforma e variar também em publicidade e seu futuro, voluntariado na ONU; interação homem-máquina; a Lava Jato (leia-se o carro-chefe da semana, Marcelo Bretas); e o jornalismo aliado a tecnologia com a interessante ideia de Hackton da excelente Gabriela Maffort. Quanto mais informação sobre os mais variados temas, mais bagagem, mais assunto você tem para discutir e trazer novas ideias. Versatilidade é tudo.

Aprendendo é que você corrige erros, muda percepções, dá novos ângulos e mostra que é possível fazer um bom jornalismo neste momento de muita transformação. Eu que já errei bastante – e em alguns momentos da vida fui infantil-, pouquíssimas vezes aprendi muito.

Espero ansiosamente pelo próximo evento, que terá um olhar para a importância do voto e para a eleição que estará perto e é legal e desafiador receber candidatos a governador, senador, deputado federal, estadual (presidente acho bem difícil, ainda mais pelo curto período de campanha eleitoral pra valer, apesar que para alguns ela já começou). É um bom momento de se discutir o Rio e o país e mostrar vários pontos de vista num momento em que o Rio pede paz e o Brasil pede mais ética, mais justiça social e a economia melhorando de maneira consistente.

Com atraso de quase uma semana, dou parabéns pela semana Acadêmica e pelo material enriquecedor nestes 4 dias e aguardo com ansiedade por setembro do próximo ano.

Saiba como foi: 1º dia2º dia3º dia4º dia da II Semana Acadêmica FACHA