Carta aos Alunos e Alunas da FACHA

27 outubro 2017
27 outubro 2017, Comentários: 0
Paulo Alonso, Diretor-Geral da FACHA. Foto: Divulgação

Finalizamos, ontem, os trabalhos da 2ª Semana Acadêmica da FACHA e torna-se, nesta oportunidade, imprescindível promover um pequeno balanço das atividades desenvolvidas nesta segunda edição, que versou sobre “O Mercado de Trabalho, oportunidades e desafios”. Tema, inclusive, sugerido por vocês próprios, quando preencheram, no final da 1ª Semana Acadêmica, a Pesquisa de Satisfação.

Produzimos, em 2017, 148 eventos (painéis, oficinas e rodas de conversa realizados no auditório, biblioteca, salas de aula e nos laboratórios de Mac). Outras atividades ocorreram no pátio, mas essas atividades não estão computadas nos números ora apresentados.

Saiba como foi: 1º dia2º dia, 3º dia, 4º dia.

Na primeira edição, que tratou sobre “Os jogos Olímpicos 2016 e o seu legado para o Brasil”, tivemos 3.307 inscritos, sendo 92% de alunos da FACHA e 8%, de público externo. E 88% do público avaliou positivamente o evento, superando toda e qualquer expectativa da Comissão Organizadora.

Ou seja, nesta edição ultrapassamos, e em muito, o número de inscritos no ano passado, 7.061 x 3.307.

tabela

Fora destacar que personalidades, como o Juiz Federal Marcelo Bretas, e profissionais de todas as áreas de atuação da FACHA, ou seja, todos os cursos foram representados nesses quatro dias. E aqui só nomeio o magistrado, por ter sido de fato a grande estrela da semana, mas tivemos uma constelação de editores, diretores, presidentes, gerentes, político e atletas. Todos oriundos das áreas do Jornalismo, da Publicidade, das Relações Públicas, do Cinema, do Esporte, da Administração, do Marketing, do Direito, do Radialismo, dos Recursos Humanos e do Turismo. Basta observarmos o programa da Semana Acadêmica e comprovaremos o altíssimo nível dos convidados que aqui estiveram, nesses quatro dias.Dessa forma, pode-se, perfeitamente, concluir que esse megaevento veio para ficar e está se tornando uma tradição anual da FACHA. O próprio clipping diário aponta para a publicidade extraordinária que a FACHA conquistou, sem qualquer custo de propaganda.

Vale sublinhar que, ainda que a ideia de criar uma semana acadêmica, multi, trans e interdisciplinar, tenha sido minha, cabe enfatizar que se não tivesse sido constituída uma equipe coesa e que desejasse efetivamente produzir algo de real qualidade, a FACHA não teria alcançado esse maravilhoso e espetacular resultado.

Dessa forma, cabe aqui o meu mais profundo agradecimento ao Escritório de Relações Públicas, na pessoa da Professora Maria Helena e equipe, aos Coordenadores dos Cursos, professores Anderson Ortiz, Alexandre Motta, Daniel Machado, Ivana Gouveia, Guto Neto, Romualdo Ayres e Marcelo Tesserolli, assim como a todos os professores que, desde o projeto de criação, também se envolveram e participaram ou como moderadores/debatedores, ou ofertando oficinas, ou promovendo o júri simulado ou, simplesmente, apoiando nossa iniciativa e estimulando os nossos alunos a comparecer a esse evento.

Também cabe agradecer, por razões óbvias, aos voluntários, estagiários, funcionários, à Trevo Comunicação, à Professora Ana Cristina Rosado, demais coordenadores de áreas, incluindo, com certeza os Srs. Guilherme Farias e Ricardo Fernandes, de Botafogo, e Regina Lago, do Méier, e equipes do Jornal da FACHA, do CPP, do Play Facha, da TI e da TV Facha, pelo suporte atento e profissional. A participação do NAP, por intermédio da Professora Maria Cristina Chagas, deve ser, igualmente, destacada.

E como a cena tem de continuar, em 2018, pretendemos realizar a 3ª Semana Acadêmica, em setembro, com a participação de juristas, cientistas políticos, sociólogos, historiadores e candidatos aos cargos eletivos de Governador do Estado, Senador da República, Deputado Federal e Deputado Estadual. Se der, quem sabe, poderemos convidar candidatos à Presidência da República.

Abordaremos o voto, os princípios da democracia, o resgate da cidadania e os candidatos, em conjunto, apresentarão suas plataformas e debaterão entre si sobre educação, saúde, corrupção, ética, segurança pública, habitação e meio ambiente, dentre outros temas. Um ministro do Tribunal Superior Eleitoral, TSE, já foi por mim sondado e convidado, fará a abertura do evento.

E, assim, agradeço a todos que ajudaram, mais uma vez, para que pudéssemos realizar, com tanto brilho, esta 2ª Semana Acadêmica. A vocês, alunos e alunas, o meu especial agradecimento, na certeza de que juntos – discentes, docentes, convidados e técnico-administrativos -, fizemos o melhor que poderíamos realizar. Afinal, esta Semana Acadêmica foi idealizada pensando exclusivamente em vocês, visando possibilitar a todos os nossos discentes uma maior e mais abrangente oportunidade para absorção de novos conhecimentos, em uma verdadeira universidade moderna e aberta.

Cordialmente e um abraço a todos,

Professor Paulo Alonso
Diretor-Geral